Não. O voto nulo não é um voto válido e não vai para nenhum candidato, porque ele não entra na apuração do resultado da eleição.
O voto nulo é considerado como um voto de protesto, pois o eleitor manifesta uma insatisfação com todos os candidatos e decide não votar em nenhum deles.
O que pode causar alguma confusão é que se o número de votos nulos for muito alto isso pode favorecer indiretamente o candidato que está na frente na disputa.
Quais as consequências do voto nulo?
Se a quantidade de votos nulos for muito grande isso faz com que a quantidade de votos válidos diminua. Como consequência é preciso uma menor quantidade de votos válidos para que um candidato seja eleito e a disputa pode ser definida logo no 1º turno e isso diminuiu as chances do segundo colocado ser eleito.
Por exemplo: um estado tem 100 eleitores e 3 candidatos.
Se ninguém votar nulo ou em branco, todos os 100 votos serão válidos e o candidato que alcançar 50% dos votos mais um voto será eleito. Neste caso, quem tiver 51 votos será o vencedor.
Mas, se nesse mesmo estado 20 eleitores votarem nulo e mais 20 votarem em branco, apenas 60 votos serão válidos. Como é necessário obter 50% dos votos mais um para um candidato ser eleito, neste cenário, bastam 31 votos para que um candidato seja eleito.
Veja também