Quem mora no exterior precisa votar?


Cidadãos brasileiros que moram e têm inscrição eleitoral no exterior só precisam votar nas eleições presidenciais.

Em 2018 o eleitor que está inscrito em uma zona eleitoral no exterior deve votar para presidente da República.

Caso o eleitor more fora do país e o seu domicílio eleitoral seja em território brasileiro, ele é obrigado a votar em todas as eleições.

Se não fizer isso deverá justificar a ausência do voto. Por esse motivo, é recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral que os eleitores que residem no exterior solicitem a transferência do título de acordo com o seu local atual de residência.

Não sabe como fazer isso? Veja aqui como transferir o título de eleitor.

Como votar no exterior?

Quem nunca votou no exterior deve procurar a Embaixada ou o Consulado entre os meses de janeiro e abril do ano das eleições presidenciais para tirar o seu título ou pedir a sua transferência.

O eleitor que já fez a transferência do título para o exterior pode consultar os locais de votação das eleições 2018 no site do TSE.

Se o eleitor estiver cadastrado em uma zona eleitoral no exterior e não votar por algum motivo, deve fazer a justificativa da ausência do voto. Saiba como justificar a ausência do voto no exterior.

Veja também

Página publicada em 26 de Novembro de 2015 e última atualização em 6 de Junho de 2019 às 15:06.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.