Depende da sua data de nascimento. Quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno, que em 2018 será no dia 7 de outubro, poderá votar nas eleições 2018.
Para poder votar nas próximas eleições é preciso tirar o título de eleitor até o dia 9 de maio de 2018. O alistamento eleitoral só pode ser feito pessoalmente no cartório eleitoral mais próximo da sua residência e não pode ser feito por procuração.
Vale lembrar que o voto para quem tiver 16 e 17 anos não é obrigatório, mas quem estiver interessado tem o seu direito garantido pelo artigo 14 da Constituição Federal.
Documentos necessários para tirar o título de eleitor
- Documento de identificação original: carteira de identidade (RG), a certidão de nascimento, a certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho ou passaporte que contenha a filiação.
- Comprovante de residência no nome do eleitor (original e recente): pode ser contas de luz, água, telefone, gás ou envelopes de correspondência.
Quem não tiver comprovante de residência em seu nome pode levar uma correspondência com o nome de um familiar mais um documento que comprove o parentesco.
Agendamento pela internet
Mesmo não sendo possível tirar o título de eleitor pela internet, existe um serviço no site do TSE que realiza um pré-atendimento, o Título Net. Ao acessar a página é necessário seguir os seguintes passos:
- No campo "Título de Eleitor", selecione a opção "NÃO TENHO";
- Preencha os dados solicitados corretamente: nome, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai;
- Para validar a operação, insira as 5 letras que aparecem na imagem;
- Por fim, clique em "CONFIRMAR".
Será gerado um número de protocolo, que deve ser impresso ou anotado. Você terá um prazo de até 5 dias após o preenchimento do formulário para se apresentar no local de atendimento com os documentos necessários. Caso você não compareça no prazo, o pedido será cancelado.
Veja também