O prazo para tirar o título de eleitor para votar nas eleições 2018 é dia 9 de maio.
Para tirar o título pela primeira vez é preciso ter 16 anos até o dia das eleições e comparecer ao cartório eleitoral mais próximo da sua residência. Você deve levar os seguintes documentos:
- documento de identificação original: carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho, ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por de leis federais (OAB, CRM, CREA etc);
- comprovante de residência no nome do eleitor, original e recente;
- comprovante de quitação do serviço militar (apenas para os maiores de 18 anos do sexo masculino).
Veja aqui mais detalhes sobre como tirar o título de eleitor.
E quem não votou nas eleições 2016?
Quem não votou em algum dos turnos nas eleições 2016 e não justificou a ausência até o dia 2 de maio de 2017 precisa fazer a regularização da sua situação, para não correr o risco de ter o título cancelado.
Conforme informa o TSE, quem não regulariza a sua situação pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.
Não regularizar o título também pode dificultar a nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino público e a obtenção de certidão de quitação eleitoral.
Veja como regularizar o título de eleitor.
Se você tiver dúvida sobre a sua situação na Justiça Eleitoral, pode consultá-la no site do TSE.
Para regularizar o seu título, você precisa ir até o cartório eleitoral onde está inscrito, levando os seus documentos.
Veja também