Quais as regras para Debates Eleitorais?
Os debates eleitorais transmitidos pelo rádio e pela televisão são muito importantes para que os eleitores saibam mais sobre as propostas e ideias dos candidatos.
As regras dos debates podem ser decididas entre a emissora e os partidos políticos e devem ser informadas à Justiça Eleitoral. As regras precisam ter a aceitação de pelo menos 2/3 dos candidatos ou dos partidos e coligações.
Os debates devem ser divulgados e fazer parte da programação disponibilizada pela emissora.
Como acontece o debate eleitoral
Existe um mediador que controla o tempo de participação de cada candidato e coloca as questões que foram escolhidas para o debate.
As emissoras devem garantir que todos os candidatos sejam tratados igualmente, tendo por isso, o mesmo tempo para falar sobre as suas propostas e responder às perguntas.
A ordem de apresentação dos candidatos deve ser decidida por sorteio, a não ser que os candidatos e partidos cheguem a um acordo diferente.
Quantos candidatos podem participar no debate?
O artigo 46 da lei nº 9.504/97 indica algumas regras sobre debates eleitorais.
Eleições majoritárias
No caso das eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador) os debates podem ocorrer de duas formas:
- em conjunto: com a participação de todos os candidatos que disputam o mesmo cargo;
- em grupos: nesse caso devem estar presentes, no mínimo, 3 candidatos.
Eleições proporcionais
Já nas eleições proporcionais (deputados federais, deputados estaduais ou distritais e vereadores) os debates podem ocorrer em mais de um dia e devem garantir a participação justa dos candidatos a um mesmo cargo.
Os candidatos devem estar presentes em igual quantidade para todos os partidos e coligações e um candidato às eleições proporcionais não pode participar em mais de um debate da mesma emissora.
Pode ser feito um debate sem um candidato?
Um debate pode acontecer sem a presença de um dos candidatos, desde que o meio de comunicação tenha como provar que fez o convite para participação com pelo menos 72 horas de antecedência.
De acordo com a lei, não é considerada propaganda antecipada o ato de um candidato participar em programas, encontros, entrevistas e debates na televisão, internet ou rádio, desde que ele não faça peça votos explicitamente.
Veja também
- Cargos Disputados
- Reforma Eleitoral de 2015
- Qual a Diferença Entre Eleições Majoritárias e Proporcionais?