O que pode e não pode na Propaganda Eleitoral Gratuita?
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que é chamada de horário político, tem regras definidas pela Lei das Eleições.
Em 2018 a propaganda eleitoral gratuita inicia no dia 31 de agosto e termina no dia 04 de outubro, referente ao primeiro turno.
Se houver segundo turno a propaganda pode ser transmitida do dia 12 de outubro até o dia 26 de outubro.
O que pode na propaganda eleitoral gratuita
- apresentar legendas que façam referências aos candidatos a presidente, governador ou senador na propaganda de outros candidatos do mesmo partido ou coligação;
- exibir ao fundo da propaganda cartazes ou fotografias dos candidatos a presidente, governador ou senador;
- apresentar o nome ou número de outro candidato que seja do mesmo partido ou coligação;
- apresentar depoimentos de candidatos a outros cargos no horário da propaganda do mesmo partido ou coligação, quando o depoimento fizer pedido de voto ao candidato que ofereceu o seu tempo de propaganda;
- apresentar candidatos, propostas, fotos, jingles, clipes com músicas ou vinhetas (em até 25% do tempo de cada programa ou propaganda);
- exibir entrevistas com o candidato para que ele apresente realizações do governo, aponte falhas nos serviços públicos ou fale sobre alguns atos parlamentares ou debates legislativos.
A lei determina que todos os programas transmitidos durante a propaganda eleitoral gratuita na televisão devem utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legenda.
O que não pode na propaganda eleitoral gratuita
- transmitir propaganda que ofenda ou ridicularize outros candidatos;
- exibir propaganda que ofenda a moral e os bons costumes;
- usar o tempo da propaganda de um candidato para promover outro e vice-versa;
- exibir montagens, efeitos de computação gráfica, desenhos animados ou efeitos especiais que possam prejudicar a imagem de outro candidato;
- usar o tempo da propaganda eleitoral para promover um produto ou marca;
- exibir a mesma propaganda durante o mesmo intervalo da programação, a menos que o número de inserções do partido ultrapasse os intervalos disponíveis.
Como é feita a divisão do tempo entre os candidatos
A propaganda eleitoral gratuita é exibida de segunda-feira a sábado e o horário é dividido apenas entre os partidos e coligações que possuem candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.
Em 2018 a propaganda será dividida entre os cargos da seguinte forma:
- presidente e deputado federal: às terças e quintas-feiras e sábados;
- senador, governador e deputado estadual ou distrital: às segundas, quartas e sextas-feiras.
Além da exibição da propaganda gratuita as emissoras de rádio e televisão devem destinar 70 minutos por dia para a propaganda eleitoral, que deve ser exibida em inserções de 30 e 60 segundos cada. O tempo deve ser dividido em partes iguais entre os candidatos, ao longo da programação entre as 5 horas e as 24 horas.
Como é escolhida a ordem da transmissão da propaganda
Para que a exibição da propaganda partidária seja justa, a ordem da transmissão da propaganda no rádio e na televisão é decidida por sorteio. A propaganda exibida por último em um dia será a primeira no dia seguinte, enquanto as demais seguem a ordem do sorteio.
Veja também
- Calendário Eleitoral 2018
- O que pode e não pode na Propaganda Eleitoral
- Quando começa e termina a Propaganda Eleitoral?
- Como denunciar Propaganda Eleitoral irregular
- O que o Candidato pode e não pode fazer no Dia da Eleição?
- Como funciona uma Coligação Partidária