Eleitor pode votar de bermuda e chinelo?
Sim. No dia da eleição o eleitor pode votar de bermuda e chinelo, pois a Lei Eleitoral não tem nenhuma proibição sobre isso.
Também é permitido votar descalço. Mas é proibido votar sem camiseta ou usando traje de banho (como sunga, biquíni ou maiô).
Pode usar camiseta e adesivo de candidato ou de partido?
No dia da votação o eleitor pode manifestar individualmente a sua preferência política usando camisetas, bandeiras, broches ou adesivos de um partido ou de um candidato.
Essa manifestação deve ser individual e silenciosa, pois não é permitido tentar influenciar outros eleitores ou fazer campanha no dia das eleições.
É importante saber que esses itens devem ser feitos pelo próprio eleitor, não podem ser usados acessórios ou roupas distribuídos por partidos, candidatos ou comitês eleitorais.
O eleitor tem direito de se manifestar, mas não é permitida a concentração de pessoas usando roupas que demonstrem apoio a um candidato ou partido. A reunião de pessoas no dia das eleições pode ser considerada propaganda eleitoral, que é crime eleitoral (quando ocorre no dia da eleição).
Se acontecer alguma irregularidade quanto à manifestação de voto, um membro da mesa receptora deve advertir o eleitor para que ele troque a roupa ou retire o acessório proibido.
Veja também
- Calendário Eleitoral 2018
- O que pode e não pode no Dia da Eleição
- Eleitor pode ser preso no Dia da Eleição?
- A distribuição de santinhos no Dia da Eleição é crime?
- Direitos e deveres do mesário