O segundo turno é uma etapa adicional da eleição que só ocorre quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos (votos brancos e nulos são excluídos). Para que a eleição seja decidida no primeiro turno é preciso que o candidato obtenha 50% dos votos mais 1.
O segundo turno das eleições só acontece para os cargos de presidente, governador e prefeito. Nas eleições para prefeito, o segundo turno só pode acontecer nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores a eleição é decidida no primeiro turno e vence o candidato mais votado.
Os cargos de senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital e vereador são sempre decididos no primeiro turno.
Conheças as diferenças entre as eleições majoritárias e proporcionais.
Quais são as regras?
Quando nenhum dos candidatos atinge a maioria absoluta de votos no primeiro turno deve ser realizada uma nova votação em até vinte dias após a divulgação do resultado.
Só disputam o segundo turno os dois candidatos mais votados e vence quem alcançar a maioria dos votos válidos.
Se antes da realização do segundo turno um dos candidatos falecer, desistir ou for impedido legalmente de concorrer, será convocado para concorrer quem teve a maior votação entre os restantes. Se houver empate será qualificado para segundo turno o mais idoso.
Saiba quando começa e quando termina a propaganda eleitoral.
Veja também